quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Próximos workshops

Caros amigos da construção natural, em breve vou estar a dar mais duas formações práticas de construção com fardos de palha: no "Mãos na Terra" no Fojo dias 5 e 6 de Setembro e em Trás-os-Montes, dias 15 e 16, com a Palombar e alguns amigos. Aqui vamos construir duas paredes para um novo espaço para uso no Centro de Valorização do Burro de Miranda. Ainda estão a tempo de se inscreverem:  O Fojo e Palombar


domingo, 26 de agosto de 2012

Espaço do BabyBoom no Boom Festival 2012

O espaço do Babyboom 2012 foi projecto e execução da equipa TerraPalha junto com voluntários que quiseram explorar as potencialidades da bioconstrução. 
Privilegiaram-se os materiais locais, naturais e ecológicos. Foram utilizados 120 fardos de palha de centeio de uma quinta local e apanhadas 600 canas para fazer as vedações. Utilizaram-se tintas naturais e rebocos de terra locais. Os restantes materiais, como por exemplo as lycras, foram reciclados de outros festivais ou edições passadas. Tirou-se partido do local, das árvores, da vegetação e da topografia para se conseguir um efeito cenográfico e de integração. 
O espaço com 600m2 foi totalmente pensado para as crianças e os materiais naturais junto com os toques de cor deram a alegria e a magia para o mundo dos pequenos e na verdade também para o mundo de sonhos dos graúdos que por lá passaram.
Foi verdadeiramente um exemplo bem conseguido de construção ecológica. + Fotos no Picasa

Destaque: Tadelakt!

O tadelakt é um reboco tradicional marroquino utilizado no interior, em zonas húmidas. 
Aqui ficam algumas fotos da casa de banho num apartamento em Lisboa, projecto do arquitecto Pedro Pinto Correia e executado pela equipa do Terrapalha, na cor azul ultramarino. O material utilizado é ecológico e natural da marca Casa NATURA. As fotos são durante a execução e ainda não mostram o resultado final, mas que, com tudo pronto, já se adivinha lindo!
+ Fotos no Picasa