segunda-feira, 23 de maio de 2011

Casa em Sintra

Esta doce casa de fim de semana, localizada num lugar idílico, foi construída em harmonia com a envolvente e com materiais ecológicos biodegradáveis. Os seus proprietários ingleses - a Família Luxton - vivem em Portugal e são músicos de profissão. Conscientes da vontade de viver de forma ecológica e em contacto com a natureza decidiram ir a Inglaterra aprender detalhadamente a técnica de construção "loadbearing" paredes auto-portantes estruturais com fardos de palha para poderem desenhá-la e construí-la eles próprios com voluntários, familiares e amigos.
Na altura, há cerca de 6 anos, ainda não existia em Portugal quem soubesse trabalhar com esta técnica, daí a necessidade de recorrer a ensino no estrangeiro. Também por essa razão, actualmente, a maioria das casas de fardos de palha em Portugal são de proprietários estrangeiros.
Nesta casa, as paredes são feitas com fardos de palha rebocados com cal e suportam estruturalmente o peso da cobertura de madeira. No interior foram deixados alguns espaços por rebocar para que seja visível o material construtivo e também aqui os proprietários tiraram partido da beleza da textura da palha integrando estas aberturas como elementos decorativos.
As fundações não poderiam ser mais ecológicas feitas com pneus reciclados e a cobertura também isolada com cortiça.
Tudo foi pensado para optimizar o uso dos recursos naturais. A água da chuva que cai no telhado é recolhida para um tanque, a sanita apesar de ter uma aparência comum funciona sem água e produz composto, é a chamada sanita seca. No exterior têm uma horta biológica feita segundo os princípios da permacultura e uma piscina tratada com plantas.

Deixo-vos o link com algumas fotos:
https://picasaweb.google.com/catarinarpinto/CasaEmFardosDePalhaSintra#

3 comentários:

Zé Maria disse...

Só não me agrada a opção dos vãos muito reduzidos. Isso é um constrangimento estrutural deste tipo de construção ou foi mesmo opção destes "clientes"?
A ideia de uma retrete seca, também não me atrai muito, à partida.
Em Sintra talvez não fosse muito complicado armazenar água para o autoclismo.
Quanto ao resto, cada vez me interesso mais por este tipo de construção.
Obrigado pela partilha.

Anónimo disse...

Gosto muito deste tipo de casas mas sempre pensei que não era possível obter licença para construções deste tipo em Portugal. Também sempre pensei que era ilegal construirmos nós mesmos a casa. É bom ver que as coisas estão a mudar.

Anónimo disse...

que linda catarina!! adorooo!! beijos e boa sorte!! :)

carla dias