segunda-feira, 28 de maio de 2012

Materiais de construção em cânhamo - petição pública

Esta planta, com inúmeras utilizações benéficas, tem sido esquecida e banida pela sociedade atual. Voltemos a exigir a sua utilização como matéria-prima ecológica e versátil que é! Deixo-vos o link para a petição: «Produção Nacional do Cânhamo Industrial» para que possam assinar:    
O Cânhamo é uma planta, pertencente à família das Urticáceas, subfamília das Cannaboideas, originária do Oeste da Ásia e utilizada desde há mais de 8.000 anos pelas civilizações humanas. Por exemplo, a roupa feita de cânhamo tem propriedades termodinâmicas, sendo fresca no verão e quente no inverno. As vantagens naturais e ecológicas desta cultura são evidentes, dispensando a aplicação de herbicidas e fungicidas e melhorando a qualidade dos solos em vez de os empobrecer.
Actualmente existem companhias industriais, em países europeus como a França e a Alemanha, a fabricar materiais de construção ecológicos em cânhamo que já provaram ser uma alternativa viável e ainda mais resistente e flexível ao betão, à fibra de vidro e aos plásticos (materiais com uma grande pegada ecológica). É a partir do caule da planta que se produzem materiais de construção como, por exemplo, painéis resistentes e placas de isolamento térmico para bio-construção.

Sem comentários: