O Super Adobe foi apresentado em 1984 pelo arquitecto Nader Khalili num congresso organizado pela NASA para discutir a viabilidade de construir na Lua.
A solução apresentada surpreendeu pela facilidade de construção evitando que grandes quantidades de material tivessem que ser levados para o espaço.
A técnica consiste em sobrepor sacos permeáveis de polipropileno cheios com terra local humedecida moldadas ao formato das paredes e da cobertura.
Em primeiro lugar constrói-se uma fundação, que pode ser de gravilha e tela impermeabilizante, para impedir que a humidade do solo ascenda pelas paredes por capilaridade.
Os sacos são depois colocados sobre a fundação e preenchidos com terra. Quando cheios são apiloados para ficarem bem compactados ficando com cerca de 40cm de largura por 20cm de altura. Entre fiadas é colocado arame farpado para as ligar entre si.
A cobertura pode ser feita de forma convencional em madeiras e telhas ou pode utilizar os sacos com terra para fechar a construção como num iglo.
Para finalizar faz-se a regularização das paredes com um reboco de terra.
Como todas as técnicas de construção com terra, o super adobe tem bom comportamento térmico e evita grandes extorsões de matéria prima ao planeta.
Outras vantagens são a grande resistência, a rapidez na construção, o baixo custo e a utilização de qualquer tipo de terra.