segunda-feira, 19 de março de 2012

Curso prático de rebocos de Cal Aérea

No fim de semana de 3 e 4 de Março estivemos na Quinta dos 7 Nomes a organizar em parceria com o Eng. Fernando Cartaxo da Fradical o curso de rebocos de cal aérea. Na primeira manhã tivemos uma introdução teórica à cal, à sua produção e ao tipo de produtos e acabamentos possíveis.
Durante a tarde demos início à preparação dos suportes nas paredes a rebocar, escovando, removendo as partes soltas, humedecendo, regularizando e preenchendo buracos. Depois demos a 1ª camada do reboco, aprendendo a preparar a mistura e a trabalhar com talocha e colher de pedreiro.
Outra actividade consistiu em rebocar um muro em fardos de palha feito nos módulos de bio-construção anteriores. Preparámos uma mistura de cal aérea hidrófuga, com terra e fibras de palha que aplicámos sobre um 1º reboco de terra e fibra de palha dado anteriormente.
No 2º dia, demos o reboco final em 2 paredes interiores e numa de fachada. Numa das paredes utilizámos pigmento natural de cor azul ultramarino. Tivemos ainda oportunidade de trabalhar nos remates das fundações do muro em fardos de palha para aprender a fazer argamassas de assentamento para muros de pedra.
Os 10 participantes fizeram um grupo muito entusiasta, com partilha, questões interessantes, e muita vontade de aprender! Eis o muro de fardos de palha que ficou em resultado dos cursos:
Fotos:
https://picasaweb.google.com/106208480989544005381/CursoPraticoDeRebocosDeCalAerea

Sem comentários: