quarta-feira, 1 de junho de 2016

Viver numa casa saudável e ecológica. 

A construção com palha e rebocos naturais é muito aconselhada devido ao alto desempenho no conforto térmico e à qualidade do ar interior tornando o ambiente muito saudável e a solução muito ecológica. 
Relativamente ao licenciamento camarário, estas soluções requerem os procedimentos habituais, semelhantes a qualquer outro edifício. A edificação deverá ser feita em terrenos onde é permitida construção.
Existem soluções como por exemplo os painéis naturais pré-fabricados estruturais que garantem uma obra simples e rápida. 
Nesta brochura da Ecococon é possível ver um tipo de solução com paredes naturais estruturais: http://www.ecococon.lt/english/wp-content/uploads/sites/2/2015/01/Ecococon-for-ARCHITECTS-0-1.pdf


Esta construção requer mão de obra especializada e a matéria prima utilizada é de alta qualidade. Podemos falar de preços de construção um pouco mais elevados mas que serão sem dúvida um bom investimento a longo prazo. Os custos iniciais são amortizados ao longo da utilização do edifício poupando-se em energia para climatizar e cortando também nas despesas em saúde. 
A grande vantagem é o conforto térmico. O ar interior é livre de tóxicos, a temperatura e a humidade são as ideais para o conforto humano e as paredes são livres de fungos. Espaços saudáveis e com grande conforto higro-térmico.
Outras soluções, com materiais naturais, podem ser preconizadas de forma mais personalizada e artesanal. Estas necessitam mais acompanhamento para a execução da obra e oferecem menos garantias legais (pois por vezes os materiais podem não ser fornecidos por empresas mas sim ser recolhidos no próprio local da obra, como por exemplo o barro) mas podem também, bem geridas, ficar mais económicas e oferecer algo único e totalmente local. 

Existem também soluções para projetos de interiores e reabilitação que vão desde os revestimentos naturais como rebocos de barro, rebocos de cal, pinturas naturais, isolamentos térmicos naturais, caixilharias em madeira com alto desempenho, mobiliário em fibra natural artesanal, etc.

Contacte-nos para em conjunto criarmos a sua solução personalizada. 


  


1 comentário:

Paulo disse...

Fiquei surpreendido por dizer que os custos de construção são mais elevados. Por exemplo as casas de madeira são normalmente mais baratas que as casas convencionais. A que se deve esse acréscimo de custo? Outra questão que gostaria de colocar é relativa aos licenciamentos. Existem muitas autarquias que colocam obstáculos à construção de casas madeira ou impõem limitações nas ligações de eletricidade e água. Não se passa o mesmo com este tipo de construção?